© Tom Scott
Bem sei que quase ninguém liga às cadeiras de Ética e Deontologia dos cursos de jornalismo, mas não fazia mal a ninguém se as notícias passassem a ser acompanhadas por autocolantes como estes. Era, pelo menos, demonstração de honestidade intelectual e prova de que os jornais não tomam os leitores por parvos.
E vem isto a propósito de uma ideia do Tom Scott, que sugere que os jornais deviam começar a ser acompanhados por avisos em relação aos conteúdos - não só quando envolvem sexo, violência ou linguagem ofensiva, mas também quando violam princípios básicos do jornalismo.
Entre as sugestões dele, deixo-vos algumas:
"As estatísticas, resultados de estudos e/ou equações neste artigo foram patrocinados por uma empresa de Relações Públicas"
"Esta notícia é basicamente um press release, copiado e colado"
"Esta notícia é baseada numa dica anónima não verificada"
"O jornalista não percebe o tema sobre o qual está a escrever"
escrito por by joão martinho Email post
« Home | os bonitos postais da arte & finança » //-->
Post a comment :