"hotel chevalier" é uma curta-metragem que o wes anderson realizou para servir de preâmbulo ao filme "darjeeling limited". se ainda não a viram, podem fazê-lo aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).
natalie portman surge em "hotel chevalier" de cabelo curto, palito na boca e sobretudo até aos joelhos. para além da caracterização, a personagem de natalie portman assume o papel tradicionalmente masculino de dominação, fazendo gato sapato do companheiro.
wes anderson desenha um perfil hiper-masculinizado para a personagem de natalie portman mas, apesar do grotesco que a acompanha ao longo da curta, o que sobressai é a inevitável graciosidade; isso, e o quão bonita fica de cabelo curto.
o cabelo curto enquanto demarcador de género é especialmente vincado nas crianças; poucos são os meninos de cabelo comprido e as meninas de cabelo curto e os que existem são frequentemente apontados enquanto exemplos de conflito de género: os meninos de cabelo comprido parecem meninas e as meninas de cabelo curto parecem meninos.
a partir da adolescência, este conflito nos papéis capilares de género é entendido como rebeldia: vide, por exemplo, nos anos noventa, a juba do kurt cobain e a carecada da sinead o'connor.
o cabelo da natalie portman no hotel chevalier, porém, vai muito para além disso: na delicadeza de um pescoço nu, a prova de que a elegância não se encontra necessariamente nas cem escovadelas diárias no cabelo.
escrito por by joão martinho Email post
É uma curta-metragem extraordinária! De um humor refinado. Como o próprio THE DARJEELING LIMITED, aliás.
Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
~Oo°~
Post a comment :