<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/plusone.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4197132226586187837\x26blogName\x3dvad\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttp://voandoaderiva.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://voandoaderiva.blogspot.com/\x26vt\x3d-8192848790466781601', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
+












domingo, 28 de fevereiro de 2010

o elogio do cabelo curto



"hotel chevalier" é uma curta-metragem que o wes anderson realizou para servir de preâmbulo ao filme "darjeeling limited". se ainda não a viram, podem fazê-lo aqui (primeira parte) e aqui (segunda parte).

natalie portman surge em "hotel chevalier" de cabelo curto, palito na boca e sobretudo até aos joelhos. para além da caracterização, a personagem de natalie portman assume o papel tradicionalmente masculino de dominação, fazendo gato sapato do companheiro.

wes anderson desenha um perfil hiper-masculinizado para a personagem de natalie portman mas, apesar do grotesco que a acompanha ao longo da curta, o que sobressai é a inevitável graciosidade; isso, e o quão bonita fica de cabelo curto.

o cabelo curto enquanto demarcador de género é especialmente vincado nas crianças; poucos são os meninos de cabelo comprido e as meninas de cabelo curto e os que existem são frequentemente apontados enquanto exemplos de conflito de género: os meninos de cabelo comprido parecem meninas e as meninas de cabelo curto parecem meninos.

a partir da adolescência, este conflito nos papéis capilares de género é entendido como rebeldia: vide, por exemplo, nos anos noventa, a juba do kurt cobain e a carecada da sinead o'connor.

o cabelo da natalie portman no hotel chevalier, porém, vai muito para além disso: na delicadeza de um pescoço nu, a prova de que a elegância não se encontra necessariamente nas cem escovadelas diárias no cabelo.


escrito por by joão martinho Email post



Remember Me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.


« Home | .20 » //-->





É uma curta-metragem extraordinária! De um humor refinado. Como o próprio THE DARJEELING LIMITED, aliás.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema

Posted by Blogger Roberto F. A. Simões #  

~Oo°~

Post a comment :