<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4197132226586187837\x26blogName\x3dvad\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://voandoaderiva.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://voandoaderiva.blogspot.com/\x26vt\x3d-2300185652809804497', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
+












domingo, 18 de abril de 2010

scbraga-lsc

há uma semana escrevia sobre os exageros da polícia em leiria. hoje, infelizmente, tenho de escrever sobre a estupidez de uma das claques do braga. e, ainda por cima, daquela com quem mais simpatizo.

o estádio do braga tem apenas duas bancadas, cada uma com dois andares. na bancada em que eu e os meus irmãos temos cadeira, a nascente inferior, ficam dois grupos de apoiantes. do lado esquerdo os da equipa visitante, do lado direito uma das claques do braga, os red boys.

à semelhança do que aconteceu há duas semanas frente ao guimarães, a meio do jogo vários elementos dos red boys atravessaram a bancada para ir para a zona que divide os adeptos visitantes dos adeptos do braga. a partir desse momento, apoiantes dos dois clubes trocaram provocações gratuitas e arremesso de objectos mais ou menos perigosos (garrafas de água, cadeiras e isqueiros, por exemplo).

felizmente, a polícia conseguiu resolver rapidamente a situação (e melhor do que no jogo contra o guimarães). ainda assim, há a lamentar a carga policial sobre adeptos do leixões, entre os quais se encontrava uma mulher grávida. resultado: pelo menos um homem de cabeça rachada e uma mulher levada para o hospital.

de realçar ainda o repúdio de grande parte dos sócios do braga que, ao ver que alguns elementos dos red boys se encaminhavam para o local junto da claque visitante, imediatamente se levantaram a exigir que voltassem para o sector deles. não resultou. estranho, ainda assim, que isto tenha sucedido entre os red boys e a máfia vermelha, claques que supostamente têm boas relações.

e isto não é apenas lamentável porque as claques devem servir para apoiar o clube e não para serem milícias, mas especialmente porque, ao fazê-lo, estão a pôr em perigo sócios e adeptos do braga que nada têm a ver com estas guerrinhas sem sentido. isto porque são linha da frente enquanto a polícia não chega e, mal os polícias se alinham frente a eles, atropelam os tais adeptos e sócios num corre-corre de "fujam fujam fujam" (e estou a citar).

é lamentável que isto aconteça, mas é só mais uma entre muitas razões porque sou a favor da legalização das claques. um ultra não é um criminoso, mas o anonimato, como afirma daniel seabra (antropólogo com obra publicada sobre os super dragões), abriga e alicia à prática de crimes de vários tipos. e isso não tem nada a ver com futebol.


escrito por by joão martinho Email post



Remember Me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.


« Home | música espanhola, parte quatro » //-->





as claques deveriam ser proibidas, ó joaozinho! tudo o que é violência, trafico e crimes de diversa natureza são o espelho das claques! em nome do interesse publico estas deveriam acabar...
AQ

Posted by Anonymous Anônimo #  

~Oo°~

Caro AQ,

O meu nome é João Martinho, não joãozinho.

Repare que não apresenta quaisquer argumentos nem provas para a afirmação que faz, portanto vou abster-me de comentar o que diz.

Recomendo-lhe só que veja este vídeo e atente aos segundos 5 a 7. Gás pimenta foi usado pela primeira vez nos estádios portugueses no Leiria-Braga e de forma completamente arbitrária, como demonstra o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=fzWJOEPvP-Y

Cumprimentos.

Posted by Blogger joão martinho #  

~Oo°~

Post a comment :