em cada dia internacional da mulher surgem alguns discursos-tipo entre os que não concordam com a sua existência: há quem diga que é uma pena que a mulher só seja lembrada um dia por ano; outros que acham que este dia já não faz sentido e só acentua a discriminação; os que defendem que o dia internacional não serve para nada.
hoje celebram-se cem anos sobre a primeira vez em que o dia internacional da mulher foi comemorado e, felizmente, ao longo destes cem anos os papéis de género têm-se diluído. dizem-me que tal não aconteceu por causa do dia internacional, mas esquecem-se que o dia internacional é homenagem às mulheres que lutaram para que isto se verificasse.
ao fim ao cabo é apenas mais um dia, mais uma comemoração e, como todas, parece perder o sentido com o tempo. mas a verdade é que as mulheres, na maior parte dos casos, ainda não são tratadas da mesma forma que os homens no acesso ao emprego, não ganham o mesmo para trabalhos iguais e são as principais vítimas da violência doméstica.
talvez nos devêssemos lembrar todos os dias disto e continuar a lutar pela igualdade de género em todos os níveis sociais, mas isso, tenho a certeza, não se faz pela desvalorização do testemunho das mulheres que em finais do século dezanove e início de vinte a iniciaram.
por tudo isso, os meus parabéns às mulheres que não se conformam.
escrito por by joão martinho Email post
Post a comment :