gosto de futebol e gosto de biografias, por isso já era de esperar que gostasse do "the damned united", filme sobre brian clough, treinador inglês das décadas de 60-90. o filme, baseado no livro com o mesmo nome, retrata o período entre 69 a 74, em que treinou o derby county e o leeds united.
é o leeds, aliás, o "damned united" e foi por ele - e especialmente pelo treinador do leeds, don revie - que brian clough arrancou dos últimos lugares da segunda divisão (first division) para ser campeão da divisão e, logo na época seguinte, vencer também a primeira divisão (premier league).
a história é real e é o retrato de um mito antes de ter chegado a mito, que aconteceria em 79 quando venceu com o nottingham forest a primeira de duas ligas dos campeões (voltaria a vencer no ano seguinte). porque vale a pena lembrar, brian clough assumiu o comando do nottingham forest em 75 quando o clube jogava na terceira divisão inglesa (second division): em 76/77 subiu à segunda; em 77/78 foi campeão da segunda e ganhou a taça da liga; em 78/79 ganhou a liga dos campeões, a taça da liga e ficou em segundo lugar no campeonato; em 79/80 ganhou de novo a liga dos campeões.
é um filme para quem gosta de futebol, mas não se esgota aí. a realização e a fotografia estão muito boas e o martin sheen, actor do caraças, faz um papelão do caraças.
escrito por by joão martinho Email post
« Home | o farmville e a distopia agrícola » //-->
Post a comment :