<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d4197132226586187837\x26blogName\x3dvad\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dBLUE\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://voandoaderiva.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_BR\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttp://voandoaderiva.blogspot.com/\x26vt\x3d-2300185652809804497', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>
+












sexta-feira, 20 de novembro de 2009

the damned united

gosto de futebol e gosto de biografias, por isso já era de esperar que gostasse do "the damned united", filme sobre brian clough, treinador inglês das décadas de 60-90. o filme, baseado no livro com o mesmo nome, retrata o período entre 69 a 74, em que treinou o derby county e o leeds united.

é o leeds, aliás, o "damned united" e foi por ele - e especialmente pelo treinador do leeds, don revie - que brian clough arrancou dos últimos lugares da segunda divisão (first division) para ser campeão da divisão e, logo na época seguinte, vencer também a primeira divisão (premier league).

a história é real e é o retrato de um mito antes de ter chegado a mito, que aconteceria em 79 quando venceu com o nottingham forest a primeira de duas ligas dos campeões (voltaria a vencer no ano seguinte). porque vale a pena lembrar, brian clough assumiu o comando do nottingham forest em 75 quando o clube jogava na terceira divisão inglesa (second division): em 76/77 subiu à segunda; em 77/78 foi campeão da segunda e ganhou a taça da liga; em 78/79 ganhou a liga dos campeões, a taça da liga e ficou em segundo lugar no campeonato; em 79/80 ganhou de novo a liga dos campeões.

é um filme para quem gosta de futebol, mas não se esgota aí. a realização e a fotografia estão muito boas e o martin sheen, actor do caraças, faz um papelão do caraças.


escrito por by joão martinho Email post



Remember Me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.


« Home | o farmville e a distopia agrícola » //-->





Post a comment :